Estruturação linguística

A linguagem é um produto bastante sofisticado que só a razão humana pode criar. A linguagem é simbólica, estruturada, adequada à cultura na qual se desenvolve, apropriada ao tipo de pensamento que vai comunicar ou expressar. Ela permite que o ser humano vá além do mundo vivido, do presente,para o mundo das ideias, da reflexão; permite que ele ultrapasse sua realidade de vida e entre no mundo das possibilidades.
Cada língua possui uma estrutura própria quanto ao repertório e às regras de uso. Isso quer dizar que cada língua organiza a realidade de modo diferente da outra, pois estabelecem repertório e regras diferentes.
Na língua dos esquimós (inuíte), que tem seis nomes diferentes para designar vários tipos de estado de neve. Em português, temos apenas a palavra "neve". Outras alternativas não são previstas em nossa língua.O fato importante de ser ressaltado, entretanto, é que se uma línguatem um maior número de palavras para recortar a realidade, a existência dessas palavras leva a uma percepção diferente da realidade. O esquimó percebe os diferentes estados da neve (recém-caída, cristalizada, começando a derreter), e nós percebemos somente se há neve ou não.
Outro exemplo interessante é a expressão "ter paciência", usada na língua portuguesa, e a expressão japonesa "fazer paciência". Usar o verbo "ter" significa que a paciência já existe dentro de nós, em estoque maior ou menor; quando se usa o verbo "fazer", entretanto, indicamos que a paciência não habilita dentro de nós,que precisamos de uma ação voluntária para "criar" paciência. São modos culturais diferentes de lidar com um sentimento.
Podemos dizer que a estruturação da língua influencia a percepção da realidade e os níveis de abstração e generalização do pensamento.

Comentários

  1. Cada pessoa tem seu próprio modo de falar e escrever, acho que a palavra correta seria "estilo". Cada um desses estilos são únicos e adequados ao usuário.
    Minha palavra que te define: amável.
    Para mim essa é sua definição de palavra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ondas